Segunda, 22 de Junho de 2026
19°C 26°C
Brasília, DF

Governo do Piauí investe mais de R$ 33 milhões para combater efeitos da seca em 120 municípios

O Governo do Piauí, por meio da Microrregião de Água e Esgotos (MRAE), da Concessionária Águas do Piauí e de outros órgãos estratégicos, está atuan...

Redação Manchete Nacional
Por: Redação Manchete Nacional Fonte: Secom Piauí
07/10/2025 às 17h08
Governo do Piauí investe mais de R$ 33 milhões para combater efeitos da seca em 120 municípios
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Microrregião de Água e Esgotos (MRAE), da Concessionária Águas do Piauí e de outros órgãos estratégicos, está atuando em cerca de 120 municípios que decretaram estado de emergência devido à seca prolongada. Atualmente, estão sendo investidos mais de R$ 33 milhões em ações emergenciais, como abastecimento de água com carros-pipa e concessão de auxílio alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade.

Uma das principais frentes de atuação é garantir o fornecimento de água potável para famílias que vivem em áreas rurais dispersas — localidades onde as residências e propriedades estão espalhadas por grandes extensões de terra, sem formação de comunidades aglomeradas. Nessas regiões, os carros-pipa estão sendo enviados mediante solicitação dos municípios à MRAE. O investimento direcionado a essas ações é de R$ 20 milhões, executados diretamente pela concessionária.

A ação emergencial conta também com atuação da Secretaria de Defesa Civil (Sedec), que está destinando R$ 4,8 milhões para o reforço do abastecimento, por meio de carros-pipa, em 54 municípios.

“Estamos monitorando toda a operação junto aos órgãos envolvidos para garantir que nenhuma comunidade ou família fique sem acesso à água. O programa Água e Vida é uma das prioridades do governador Rafael Fonteles para minimizar os impactos da estiagem de forma imediata”, afirmou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Águas do Piauí

Além das medidas relacionadas ao abastecimento de água, o governo estadual também está promovendo transferência direta de renda para famílias em situação de insegurança alimentar. A população vulnerável dos municípios que têm emergência decretada pelo Estado está recebendo auxílio alimentação de R$ 400 por família, recursos administrados por meio da Secretaria da Assistência Social (Sasc).

“Essa transferência direta de renda visa garantir a segurança alimentar durante o período de estiagem”, destacou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias